
RICARDO ALEXANDRE GOMES
Ricardo Alexandre Gomes licenciou-se em Gestão especialização Económico-Financeira pela Universidade Moderna de Lisboa, no ano de 2000. Estudou Pós-Graduação em Matemática na qual tomou contacto com os primeiros tópicos de Estatística avançada e mestrado em Prospeção e Análise de dados no ISCTE-IUL, apresentando a respetiva tese em aplicação multivariada de séries cronológicas. Atualmente, encontra-se a terminar o programa doutoral em Métodos Quantitativos aplicados à Economia e Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Algarve, especialização em Econometria.
No ano de 2017, incrementou nova paixão profissional ao desenvolver algoritmo
matemático a aplicar em Unidades Hospitalares, através de Bolsa de investigação nas
áreas de Engenharia Biomédica. É autor do livro Modelos econométricos de regressão com variável dependente qualitativa. Estreia-se na área do conto, através da narração de duas histórias verídicas que cimentaram a sua missão pessoal e profissional e constituíram fontes inspiradoras no processo de aprendizagem ao longo da vida. O Café Indígena é uma edição da Oficina da Escrita.

O stress pós-traumático consiste num conjunto de reações disfuncionais, intensas e desagradáveis, que são espoletadas por um evento traumático.
O Café Indígena é o primeiro romance autobiográfico de Ricardo Alexandre Gomes. Este narra a história de um primeiro amor, um amor salutar, com todas as virtudes inerentes à descoberta de um sentimento tão louvável. Este
amor é ainda ancorado numa fortíssima relação colegial, que motivou o autor a uma paixão ímpar pela Matemática e Biomedicina.
A morte da amada, vítima de um acidente de carro, trouxe um conjunto de complicações no plano emocional e social, mas também um modo muito peculiar de ver a vida, com uma força interior bastante razoável em prol da
realização dos seus sonhos.
O livro evoca a importância da comunicação como fator essencial para evitar desentendimentos, que podem perigar as relações humanas, até então sólidas e de enorme empatia, destacando a disponibilidade e simplicidade interior como substanciais.
Deste modo, realça tudo aquilo que a vida tem de interessantíssima – a possibilidade de lutar por um projeto de vida ou sonho, com trilhos mais difíceis, tornando-se um rio que se desvia de dificuldades e provações.
Há amores que mudam as nossas vidas para sempre...
Título: O Café Indígena
Data da publicação: Março, 2023
Páginas: 462
Idioma: Português
ISBN: 978-989-33-3512-3
P.V.P.: 22,00 €