Destaque da Semana: Susana Oliveira

Susana, sê bem-vinda à nossa rubrica Destaque da Semana, na qual promovemos entrevistas inéditas com autores nacionais, e cujo propósito primordial é fazer com que as suas palavras alcancem novos leitores.
Para começarmos, eis a pergunta que se impõe, como é que nasceu o gosto pela escrita?
A escrita despertou para mim por volta dos 12/13 anos de idade com a poesia, talvez por apreciar as poesias que a minha irmã escrevia, e esse mundo fosse inspirador para mim. A prosa veio bastante mais tarde, e acabei por me apaixonar por este tipo de escrita, embora a poesia tenha um sentimento especial.
Olhar de Pecado é o seu primeiro livro. Como surgiu o ímpeto de escrever este livro e de o partilhar com o público?
O engraçado de Olhar de Pecado é que nasceu de uma brincadeira. Há cerca de quatro anos atrás, uma amiga encontrou as histórias que escrevia no secundário, as quais apenas comigo partilhava, e sugeriu-me escrevermos em conjunto; mas algo naquele romance não fluía para mim; então por brincadeira decidi escrever algo que tivesse mais que ver comigo, algo dentro do tipo de literatura que eu apreciava. Não tencionava de maneira alguma partilhar com o público, iria guardar tal como guardo as poesias que fui escrevendo ao longo dos anos. Apenas há cerca de um ano, permiti a alguns amigos ler alguns capítulos e percebi que gostavam bastante do conteúdo do livro, e se o terminei e decidi partilhar com o público, foi por estar constantemente a ser impulsionada e incentivada por uma amiga que se apaixonou pelo livro e pela minha escrita, a quem chamo carinhosamente de madrinha do Olhar de Pecado.
E o processo de escrita desta obra, como correu? Pode partilhar connosco um pouco sobre essa experiência?
Por ter sido algo que era suposto ser apenas uma brincadeira, ia escrevendo ocasionalmente e não de forma seguida. Durante o primeiro ano que iniciei esta ideia curiosamente escrevi quase todas as partes eróticas, talvez por não me considerar uma pessoa muito romântica, essa parte foi sempre deixada para o final, mas toda a ideia geral do livro sempre esteve bem presente na minha mente. Entretanto engravidei do meu segundo filho e por não conseguir estar muito tempo sentada, a escrita ficou em standby durante dois anos. Há cerca de um ano recomecei, e aí já de forma mais organizada e seguindo o que tinha em mente para a história de Olhar de Pecado.
Enquanto editores temos naturalmente um apreço enorme pelas obras que publicamos, mas é inegável que este seu livro é especial. É um livro dedicado que mistura desejo, paixão, carinho, amor e erotismo. Qual a carga emocional que esta obra acarretou para si?
Gosto de escrever de forma a que várias emoções e sensações despertem no leitor, contudo para conseguir que o leitor se consiga colocar na pele da personagem eu própria preciso de “viver” de certa forma cada personagem, e por vezes as emoções ficam à flor da pele. Tal como refere, e muito bem, existe uma mistura enorme de sentimentos e emoções neste livro, desde o amor e paixão entre Ákos e Cassandra, como a dor, a raiva, e até a compaixão por Gustavo que se encontra com a saúde debilitada. É difícil escrever um livro com uma carga emocional tão grande e não nos deixarmos absorver por ela.
Quais são os seus projetos para o futuro? Os leitores poderão contar com novas obras e dentro do mesmo registo ou prepara algum desafio?
Quem leu Olhar de Pecado percebe que existe um final aberto, assim sendo, o próximo projeto está em fase de execução, e será o final de Olhar de Pecado que trará imensas surpresas e quem sabe um final inesperado, mas ainda no segredo dos deuses. Felizmente já existem leitores e pedir livros baseados em outras personagens do livro. Quem sabe. Gostaria talvez um dia de editar as poesias que fui escrevendo ao longo dos anos, que na grande maioria se enquadram dentro do mesmo registo, ou até aventurar-me em outros desafios.
Qual a mensagem que gostaria de partilhar com quem nos está a ler?
Sou suspeita para dar opinião sobre o meu próprio livro, mas Olhar de Pecado é um livro de fácil e fluida leitura, perfeito para o verão. Deixem-se envolver nas emoções e sensações de Olhar de Pecado, onde o romantismo e o erotismo se completam.
Visite as redes sociais da autora AQUI.