
ADELINA SANTOS
Adelina Ferreira dos Santos nasceu em 16 de fevereiro de 1960, no lugar de Atães, da freguesia de Jovim, concelho de Gondomar, onde cresceu e, atualmente, reside.
Perdeu a visão aos seis anos, interrompendo a Instrução primária e só mais tarde, cerca dos 12 anos, por método adequado, retomou a aprendizagem escolar, no Internato S. José, na cidade do Porto.
Concluiu o 12° ano já na idade adulta, embora durante o seu percurso de vida sempre se tenha dedicado à música, aos livros e à escrita, onde foi deixando bocados de si, dos seus medos e das suas emoções.
Frequentou o conservatório de música do Porto na área de canto lírico, mas não terminou a licenciatura.
A poesia é uma das suas paixões. Desde muito cedo que se dedica a escrever poemas e outros textos, como narrativas curtas e, em 2009, escreveu uma monografia sobre Gondomar, onde relata as lendas, os costumes e tradições de cada freguesia, destacando, em especial, a Foz do Sousa, onde passou um longo período da sua vida.
Iniciou o período laboral em 1997, após um curso de telefonista e de um estágio na Escola EB 2,3 de Jovim, onde acabou por ficar como efetiva, emprego onde se mantém.
Tem participado em algumas antologias de poesia do grupo beira ria e vai publicando o que escreve no seu grupo poético (tear de sentidos) no facebook.

Pétalas Róseas de Poesia é um livro que transporta o leitor ao maravilhoso mundo dos sentimentos e da poesia, que marca e absorve quem o lê pela delicadeza das suas palavras.
Título: Pétalas Róseas de Poesia
Edição: Fevereiro de 2022
Idioma: Português
Páginas: 92
ISBN 9789893327593